Imagem de Administradora Agrupamento
Projeto Histórias que se fazem - 28 de maio 2018
por Administradora Agrupamento - Quarta, 13 Junho 2018, 14:45
 
Projeto "Histórias que se fazem"
28 de maio 2018
A história do mês de maio foi contada num cenário completamente distinto do habitual.Fomos ao Parque Ecológico do Monte de S. Brás porque a história escolhida pelas Professoras Cidália e Vera, uma obra do Plano Nacional de Leitura, “A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw, merecia algo diferente e os meninos também!Assim, e porque o Parque pertencente à Autarquia, não possui as ditas ovelhas, as responsáveis articularam com o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo e dessa forma tivemos a possibilidade de ver e tocar os animais de que nos falava a narrativa.
Depois de contada e explorada a história percebemos que a ovelhinha diferente foi a mais perspicaz e a que salvou todo o rebanho, por isso não podemos deixar que se marginalize ninguém pelas suas diferenças.
De seguida fomos dar uma volta pela quinta. Vimos inúmeros legumes, aromáticas e flores… Percebemos a forma como se deve tratar da horta… Falamos de reciclagem, separação de lixo, compostagem… tudo termos um pouco difíceis mas que sabemos que são muito importantes e por isso vamos começar a estar mais atentos para saber o que fazer para ajudar o planeta!
Por fim, já na escola, nos dias que se seguiram, fizemos trabalhos de sequências e padrões à semelhança do que fez o pastor com as lãs das ovelhinhas pretas e brancas e decoramos ovelhinhas com a ajuda dos pais para depois enfeitar a nossa sala.