Imagem de Administradora Agrupamento
Sopa Verde
por Administradora Agrupamento - Quinta, 8 Novembro 2018, 20:11
 
SOPA VERDE
Um novo ano letivo se inicia e com ele retomam-se as rotinas de aprendizagem, de partilha, de camaradagem... Também o Projeto Histórias que se Fazem recomeçou. À semelhança do ano anterior, com atividades mensais, junto dos alunos da turma 2CBI.
Com o Dia Mundial da Alimentação em agenda, nada melhor para dar início às atividades! Esta data tão importante foi trabalhada em dois dias: o 16 e o 17 de outubro. No primeiro dia, a prof. Cidália (professora titular da turma) falou da importância dos alimentos e dos malefícios do açúcar refinado para a saúde. Os alunos estiveram a pesquisar e a elaborar um cartaz com a quantidade de açúcar presente em alimentos que os meninos tanto gostam de comer. Foi muito importante perceber que alimentos que consideram saudáveis devem ser consumidos com moderação! O nosso cartaz serviu de inspiração à psicóloga, Ana Manta, presidente da Associação de Pais da EB de Matosinhos e mãe de um aluno da turma. No seu blog "Motivar os filhos para o Estudo", escreveu sobre os efeitos nefastos que o açúcar refinado tem na capacidade do cérebro se concentrar e na capacidade de autorregulação em crianças, partilhando uma experiência pessoal. A consultar em:
https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fmotivaraoestudo.wordpress.com%2F2018%2F10%2F20%2Fmenos-acucar-mais-concentracao
No segundo dia os meninos receberam a visita da prof. Vera que lhes foi apresentar o livro "A Sopa Verde".
Antes de iniciar o conto, a turma foi visitada pela Prof. Paula Moreira e por uma mãe da Associação de Pais que andavam pela escola a distribuir um sumo de fruta natural, muito saboroso e que foi uma excelente maneira de começar a atividade.
"A Sopa Verde" conta a história de um porquinho a quem o Senhor Doutor receitou comer, todos os dias, uma sopa verde com uma pitada de sal.
Como o porquinho pensava não gostar de sopa com tal cor e com tamanha mixórdia de vegetais pediu ao pai sopas diferentes, com fruta ou chocolate... conseguem imaginar a fruta com uma pitada de sal??? O porquinho também não gostou e depois de o pai exigir que comesse a sopa verde... Huuuummmmmmm!
Como no ano passado a turma fez uma sopa cheia de vegetais inteiros, muito deliciosa, decidiu-se celebrar o dia comendo uma salada de fruta (todos os meninos trouxeram uma peça diferente). Mas porque a fruta pode realmente ir para o tacho, não com sal, mas com açúcar, dando origem a doces de fruta fantásticos, a seguir à salada, todos os meninos provaram a compota com bolachinhas que a prof. Vera trouxe.
Porque todos os alimentos podem ser consumidos, mesmo os doces... desde que com cuidado e moderação!
De seguida, o registo em imagens das diferentes atividades: