Imagem de Administradora Agrupamento
Xadrez - Desporto escolar
por Administradora Agrupamento - Segunda, 3 Junho 2013, 22:54
 

O xadrez devido à sua natureza recreativa e competitiva desenvolve a concentração, o raciocínio rápido e lógico e contribui para a disciplina e a autoconfiança.

Durante este ano letivo, a modalidade de Xadrez do Desporto Escolar desta escola foi orientada pelo professor Paulo Martins contando com a presença de cerca de 40 alunos provenientes de todos os anos de escolaridade. Todos os treinos foram pautados pelo espirito de entreajuda, cooperação, apoio e incentivo, ou seja, por uma aprendizagem cooperativa.

Dos alunos que frequentaram esta modalidade, destacam-se aqueles que participaram nas competições, nomeadamente, da turma 5ºC - Afonso Alves e Luís Ferreira, do 5º I - Diogo Bizarro, do 5ºJ - Bruna Silva, David Fang, Nuno Linhares, Rafael Gomes e Sofia Pereira, do 7ºD - Rodrigo Cardoso, do 7ºE - José Ferreira e do 8ºC - Hélder Silva e Vítor Ribeiro.

Os alunos referidos tiveram a oportunidade de participar em 4 torneios:

torneio de abertura - dia 17 de novembro na Escola Profissional de Gaia;

primeiro torneiro - dia 9 de fevereiro na Escola Tomaz Pelayo, em Santo Tirso;

segundo torneio - dia 9 de março na Escola Soares dos Reis, em V. N. de Gaia;

terceiro torneio - dia 20 de Abril na Escola da Ponte, em S. Tomé de Negrelos.

O balanço destes encontros foi bastante satisfatório, uma vez que, todos os alunos participaram com grande entusiasmo, seriedade e profissionalismo somando um total de 39,5 pontos.