Imagem de Administradora Agrupamento
Visita de Estudo ao Museu de Serralves Exposição Joan Miró (Equipa 5.3)
por Administradora Agrupamento - Segunda, 8 Maio 2017, 00:00
 
Visita de Estudo ao Museu de Serralves Exposição Joan Miró (Equipa 5.3)

No dia 19 de abril, no âmbito da disciplina de Educação Visual, as turmas da Equipa 5.3 (5ºG, 5ºH, 5ºI e 5ºJ) e a turma 5ºB, acompanhadas pelos respetivos professores, deslocaram-se à Casa Museu da Fundação de Serralves, no Porto, para visitar a exposição “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”.

A atividade iniciou-se com uma visita orientada à exposição, que inclui cerca de 80 obras do afamado pintor catalão, na sua maioria desconhecidas do grande público. Os alunos contemplaram as obras, contactando com a respetiva corrente artística (surrealismo) e observaram as diferentes técnicas utilizadas pelo artista.

Esta foi sem dúvida uma oportunidade para conhecer melhor o pensamento visual de Miró, o modo como trabalhava com as sensações, que variam entre o táctil e o ótico, e os processos de elaboração das suas obras.

Terminada a visita à exposição, os alunos efetuaram um passeio pelos 18 hectares do parque da fundação, composto por magníficos espaços harmoniosamente interligados, entre os quais se destacam os jardins e as esculturas, tendo merecido especial atenção a obra da coreana Haegue Yang, intitulada “Parque de Vento Opaco em Seis Dobras”.

Pelo envolvimento e interesse demonstrado pelos nossos alunos – muitos deles visitavam Serralves pela primeira vez –, concluímos que a atividade foi um sucesso.

O registo das imagens desta Visita de Estudo pode ser visto em: https://vimeo.com/214643812

“Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente.”

(Joan Miró)


miro