Imagem de Administradora Agrupamento
Palestra sobre Alimentação para Pais/E.E.
por Administradora Agrupamento - Terça, 27 Fevereiro 2018, 12:00
 
Palestra:

“Alimentação saudável na prevenção da Obesidade Infantil e dos seus riscos para a saúde”

palestra

A Equipa Educativa 6.3 promoveu no passado dia 21 de fevereiro, no auditório da nossa escola, uma palestra intitulada “Alimentação saudável na prevenção da Obesidade Infantil e dos seus riscos para a saúde”, direcionada especialmente para os pais e encarregados de educação, proferida pelas médicas pediatras Drªs. Carla Laranjeira e Cristina Ferreira.

Esta iniciativa, que contou com a presença da diretora do Agrupamento, Dr.ª Elisabete Ferreira, teve como principal objetivo esclarecer os pais e educadores sobre os princípios fundamentais para uma alimentação equilibrada, bem como os riscos e doenças associados a erros alimentares.

A Dr.ª Carla Laranjeira, diretora do Grupo Nacional de Estudo e Investigação em Obesidade Pediátrica (GNEIOP) e colaboradora no ensino pós-graduado na área da Nutrição Pediátrica da Universidade Católica do Porto, foi a oradora principal nesta sessão, onde abordou conceitos importantes para a criação de bons hábitos alimentares, tendo transmitido diversas orientações de ordem prática para facilitar o planeamento e a elaboração das refeições por parte dos pais, de modo a conciliar qualidade, moderação de custos e gestão de tempo.

Fazendo uma resenha da sua intervenção, destacamos alguns dos temas abordados: analisou a roda dos alimentos, referindo quais os grupos de alimentos, as quantidades/porções a ingerir e o respetivo valor calórico; apresentou sugestões de confeção de lanches e outras refeições saudáveis e económicas para toda a família; sublinhou a importância dos bons hábitos alimentares e da atividade física para a saúde e despenho escolar das crianças; clarificou alguns conceitos pré-concebidos em relação a mitos alimentares; destacou a importância da sopa numa alimentação saudável; valorizou o “educar pelo exemplo”, referindo que o adulto deve ser exemplo para as crianças, através da prática de uma alimentação variada e saudável.

A sessão terminou com um momento de debate, no qual os participantes colocaram questões às oradoras, demonstrando assim a importância dos temas abordados.

A Equipa 6.3 agradece a presença dos pais e encarregados de educação na sessão e a disponibilidade das Drªs. Carla Laranjeira e Cristina Ferreira.


Um registo de imagens desta atividade pode ser visto em: https://vimeo.com/257528703