Imagem de Administradora Agrupamento
Projeto "Livre Trânsito" - E.P. Custóias
por Administradora Agrupamento - Domingo, 25 Março 2018, 21:01
 
Projeto "Livre Trânsito" - E.P. Custóias
No dia 20 de março, Dia Internacional da Saúde Oral, fez todo o sentido relembrar o dia em que a Isa e o Timóteo foram ao dentista. A feliz culpada por esses momentos "Livre Trânsito" foi a Elsa Cerqueira, coadjuvada por dois simpáticos estomatologistas, assumidamente cúmplices. Desta forma, a ida à Clínica Dentária foi o pretexto para se discutir, em contexto de aula, a temática da prevenção e higiene oral. Como conclusão, os alunos do 1º ciclo do Estabelecimento Prisional do Porto e respetivas professoras não puderam deixar de reconhecer a Urgência de cuidados de Saúde Oral, ao alcance de todos.
«O projeto "Livre Trânsito" teve início em julho de 2016, quando uma dezena e meia de bonecos articulados, os "libertos", inventados pelos alunos do 1º ciclo do Estabelecimento Prisional do Porto, decidiu começar a percorrer o mundo, nas mãos e nas malas de diversos companheiros de viagem.
Os rostos dos "libertos" lembram os dos seus autores, mesmo sabendo que se entregaram à magia do photoshop.
O conhecimento do mundo, através do olhar, da criatividade e do afeto dos companheiros de viagem, origina um processo de múltiplos impactos, sobretudo quando esses companheiros são convidados a partilhar as suas experiências, em contexto de aula, na cadeia.
Fotografias, vídeos, poesias, música e outras formas de expressão são utilizadas durante as sessões, contando com a participação dos alunos, dos professores e de outros agentes educativos da instituição. As aprendizagens da Leitura e da Escrita, bem como da Matemática, da Geografia, da História ou da Cidadania, estimuladas pelas áreas artísticas, ganham ainda mais sentido, quando associadas à representação simbólica da Liberdade. Neste momento, já chegámos às 3 dezenas de viajantes "libertos". "Livre trânsito" continua!»
Isabel Leal
saude oral