Imagem de Administradora Agrupamento
Exposição “Micróbios marinhos: porque precisamos deles” Workshop “Mãos no meio”-Eq.6.3
por Administradora Agrupamento - Quinta, 5 Abril 2018, 19:37
 
Exposição “Micróbios marinhos: porque precisamos deles” Workshop “Mãos no meio”-Eq.6.3

Nos dias 1, 8 e 9 de março, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (Prof.ª Júlia Caldeira), os alunos da Equipa 6.3 (turmas 6ºG, 6ºH, 6ºI e 6ºJ) deslocaram-se ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos (CMIA) para visitar a exposição “Micróbios marinhos: porque precisamos deles” e participar no workshop “mãos no meio”.

O objetivo desta iniciativa foi dar a conhecer aos alunos a importância dos micróbios para o Homem e para os restantes seres vivos. Ainda que muitas vezes associados a situação de doença, os micróbios podem conferir imensos benefícios, com vários milhares de espécies vivendo em estrita associação com o ser humano (p. ex. microbiota intestinal). Por outo lado, no ambiente marinho desenvolveram-se associações únicas entre animais e micróbios, permitindo formas únicas de vida, nomeadamente em ambientes marinhos extremos.

Orientados por técnicos do CMIA de Matosinhos, os alunos foram sensibilizados para a importância dos micróbios marinhos, constituindo um potencial biotecnológico imenso com diversas aplicações na indústria médica, farmacêutica e cosmética. Puderam também realizar uma atividade prática de cultura de bactérias

A frequência deste Workshop foi muito proveitosa para os alunos e um excelente veículo para a sensibilização da importância dos micróbios.

O registo de imagens desta iniciativa pode ser visto em : https://vimeo.com/262988882

microbios