Imagem de Administradora Agrupamento
Campeonato do Mundo de Cálculo Mental
por Administradora Agrupamento - Terça, 29 Maio 2018, 13:03
 
Miguel Costa vence, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato do Mundo de Cálculo Mental
O Agrupamento de Escolas de Matosinhos orgulha-se do desempenho do aluno Miguel Costa, do 6ºano, turma D, que brilhou entre os 43 mil participantes deste Campeonato.
Miguel Costa, de 12 anos, venceu, no seu escalão, a final do XII Campeonato Internacional Escolar SuperTmatic, realizado online neste mês de maio.
O Miguel foi o mais rápido dos 42910 alunos (!), de 20 países, a resolver mentalmente as 15 expressões numéricas que constituíram a prova, tendo gasto apenas 48,20 segundos (média de 3,21 segundos por expressão), menos 1 segundo que o segundo classificado, um aluno de Pamplona, Espanha, e menos 4,8 segundos que o terceiro, um estudante de Malta.
Saliente-se que os restantes alunos da nossa escola que participaram nesta final, depois de vencerem as eliminatórias interturmas, obtiveram também resultados meritórios que devem ser destacados. Saudamos especialmente a participação nesta competição de cálculo mental, pela primeira vez, de alunos do 1ºciclo do nosso Agrupamento, situação que nos dá esperança na continuação dos bons resultados no futuro.
calculo
Tendo presente a qualidade dos resultados obtidos e o empenho de todos, podemos afirmar que a participação do Agrupamento neste concurso matemático atingiu plenamente os objetivos a que se propunha: fomentar o interesse pela prática do cálculo mental; desenvolver destrezas numéricas e de cálculo: reforçar a componente lúdica na aprendizagem da Matemática; detetar e promover talentos na área do cálculo mental.
Parabéns a todos os alunos participantes, na fase de apuramento e na grande final e aos professores que os motivaram e promoveram a participação do Agrupamento.
calculocalculo