Imagem de Administradora Agrupamento
Arvontade - o país das árvores, de Lourdes Custódio
por Administradora Agrupamento - Sábado, 29 Junho 2019, 20:34
 
Arvontade - o país das árvores, de Lourdes Custódio
23 de maio de 2019

Finalmente chegou o dia em que os alunos do 1º ano da EB Florbela Espanca vieram visitar a Prof. Vera à escola sede do agrupamento, conforme tinha ficado combinado!

Depois de conhecerem a biblioteca ouviram a Prof. Vera contar a história Arvontade que fala de um país onde bastava desejar algo para que uma árvore desse como fruto o desejo dessa pessoa... existia uma condição: os frutos deveriam ser partilhados para que a árvore continuasse a existir. Frutos como o amor, a paz, as guloseimas, as pizas, as chupetas, entre muitos outros, faziam as delícias dos habitantes de Arvontade!

De seguida, todos os meninos partilharam os seus desejos: alguns bens materiais, mas também muitos desejos de amor, amizade, paz, saúde, abraços, beijos... que bom ouvir os meninos preocupados com os sentimentos!

Seguiu-se uma visita guiada pela escola: conheceram a Diretora, Prof. Elisabete e o Sub Diretor, Prof. Domingos que lhes explicaram o funcionamento do agrupamento, o n.º de alunos, as diferentes escolas... conheceram o PBX e a secretaria, o local onde a Prof. Vera trata dos assuntos relacionados com todos os alunos do agrupamento.

Lancharam e brincaram um bocadinho no recreio do 1º ciclo e por fim, fizeram a atividade final com a colaboração do Sub Diretor, Prof. Domingos e da D. Constância: cada turma plantou uma árvore: uma pereira e um diospireiro. Estas árvores serão uma marca dos desejos destes alunos e quando, no 5º ano, chegarem a esta escola, dirão orgulhosamente que é a sua árvore!

Nos dias que se seguiram as duas turmas fizeram uma placa identificativa da turma para colocar na árvore, bem como o registo dos seus desejos e do desejo das suas famílias.

Aqui fica o registo fotográfico da atividade!