Imagem de Administradora Agrupamento
Projeto: Histórias Que Se Fazem III - A Luz na Noite
por Administradora Agrupamento - Segunda, 16 Dezembro 2019, 19:19
 
Projeto: Histórias Que Se Fazem III - A Luz na Noite
“A Luz na Noite” de Marie Voigt foi o conto que iluminou o Projeto Histórias Que Se Fazem no mês de novembro.Foi uma tarde muito bem passada…
O espaço escolhido para este momento foi o auditório porque era necessário um local muito escuro!
Com muito cuidado todos se acomodaram no palco, às escuras, para assistir ao conto que foi projetado na grande tela.
E porque em novembro se celebrou o Dia Internacional dos Direitos da Criança e o Dia Nacional do Pijama e também o cenário noturno da história pedia tal indumentária… todos estavam de pijama, professoras incluídas! No conforto do pijama, das luzes das lanternas, das iluminações e da música de fundo, as crianças perceberam a importância da amizade para vencer o medo do escuro!
Depois do conto, as crianças dançaram o Hino do Dia Nacional do Pijama, “Quero Acreditar” dos Calema.
No momento seguinte recriou-se as sombras projetadas pelos dois amigos da história na sua chegada a casa. Foi muito divertido! Só com as mãos ou com o corpo, cada criança brincou com as suas sombras e tentou representar um animal, um gesto ou uma situação. No meio de muitas gargalhadas tentaram adivinhar as representações destacando-se borboletas, cães, corações, samba, amizade…
Seguiu-se um momento muito especial... no final da história, a Bia bebeu um chocolate quente com o seu amigo, o urso Cosmo, enquanto falavam sobre como tinham conquistado a noite e vencido o medo. E foi isso mesmo que aconteceu! Todos os meninos beberam chocolate quente, brindaram à amizade e contaram histórias e anedotas na penumbra do auditório, num clima de cumplicidade, mostrando que o escuro não assusta ninguém!
No final, a opinião geral era a de que esta tarde tinha superado as expectativas de cada um devido à beleza e simplicidade da história e às atividades realizadas!

https://vimeo.com/377015775

Esta história também pode ser vista na página do Facebook da Biblioteca da EB de Matosinhos.