Imagem de Administradora Agrupamento
Torneio Futsal vs Sucesso Educativo
por Administradora Agrupamento - Quinta, 23 Maio 2013, 21:58
 

“ Desenvolver nos jovens competências pessoais e sociais, com vista a uma adequada integração e ao seu desenvolvimento social como cidadãos responsáveis e autónomos.”

(in Objetivos Gerais do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Matosinhos)

Norteados por este objetivo e, crentes em que a educação para a cidadania deverá ter um papel preponderante no que concerne à construção de uma cidadania plena, integrada e ativa, devendo fazer parte dos currículos de todas as escolas, abraçamos, enquanto Direção, de imediato uma proposta de um grupo de nossos alunos do 8.º ano, turma D em que se propunham organizar um torneio de futsal, aberto aos 2.º e 3.º ciclos.

Deste modo e após divulgarmos a ideia através de folhetos informativos e recolha de inscrições, procedemos ao respetivo sorteio, no auditório da nossa escola, com alguma “pompa e circunstância”, qual sorteio da “Champions”, perante uma plateia repleta de representantes e alunos das turmas inscritas, que iam observando e comentando as incidências do mesmo sorteio.

O pontapé de saída teve lugar no dia 6 de março, no nosso pavilhão, “reservado” todas as 4.ªs feiras entre as 14h e as 17h (agradecemos a compreensão demonstrada pelos professores de Educação Física / Desporto Escolar) e decorreu, em sistemas de eliminatórias, jornada após jornada, até ao dia 24 de abril, dia das respetivas finais, em que se defrontaram as equipas do 2.º ciclo do 5.º I (Os Imbatíveis) – equipa vencedora e o 6.º E (Lista A) – equipa vencida…

futsal

…e as equipas do 3.º ciclo do 8.º D (8.º D United - equipa organizadora e vencedora) e o 9.º G (Os Chineses) – equipa vencida.

futsal

O dia 8 de maio, foi o dia escolhido para a entrega de prémios às equipas finalistas e aos melhores marcadores de cada um dos ciclos, respetivamente o Simão Brito do 5.º I e o Filipe Meneguesso do 7.º C. De registar que estes prémios foram oferecidos pela Direção do Agrupamento em parceria com a Associação de Pais da EB de Matosinhos, representados nesse evento pela sua presidente D. Sandra Santos.

Nessa entrega de prémios estiveram presentes as equipas finalistas, assim como os melhores marcadores do torneio, outros colegas de equipas participantes, a D. Sandra Santos, a prof.ª M.ª da Luz (encarregada de educação de um dos “atletas” da equipa vencedora do 2.º ciclo e a quem agradecemos o registo fotográfico) e o subdiretor do agrupamento.

futsal

Nas breves palavras que proferimos, agradecendo a presença de todos, congratulamo-nos pela feliz iniciativa dos organizadores e a sua dimensão de abertura a todo o 2.º e 3.º ciclos, à forma como o mesmo decorreu, sem qualquer incidente (“…apesar de a minha equipa ter sido eliminada, vi uma arbitragem isenta, não só nos nossos jogos, mas em todos a que assisti!…” – Filipe Meneguesso, jogador do 7.º C e melhor marcador do torneio), respeitando os princípios do desportivismo e, à demonstração de uma autonomia e responsabilidade evidenciadas na condução de cada uma das jornadas, contributos essenciais para a formação integral destes jovens alunos.

futsal

Para a história, ficam os nomes de cada uma das equipas participantes:

 2.º ciclo - 5.º C – “Galáticos” / 5.º D – “Os Traquinas” / 5.º E – “5.º E Futebol Club” / 5.º G – “Os Galáticos” / 5.º H – “Heróis do H” / 5.º I – “Os Imbatíveis” / 6.º A - “Bolas e Balizas” / 6.º C – “ V Force” / 6.º D - “Leixões S. C.” / 6.º E – “Lista A” / 6.º F – “Máfia Vermelha” / 6.º G – “Braço ao Peito” / 6.º J – “6.º J F. C.”

 3.º ciclo – 7.º A – “Os BO II” / 7.º C – “7.º C Futebol Club” / 7.º D – “Leixões S. C.” / 8.º A – “Matosinhos Team” / 8.º B - “8.º B Team” / 8.º C – “8.º C F. C.” / 8.º D – “8.º D United” / 9.º A - “Agarrados à mão direita” / 9.º B – “Nine Legends” / 9.º F “O nosso último período” / 9.º G - “Os Chineses”

Um forte abraço de agradecimento a todos os envolvidos,

O Subdiretor,

Domingos Azevedo